TUTORIAIS: SUSHI!!!

Nada melhor do que começar falando de comida japonesa! Neste tutorial de Jonathan Kim do site blendermentor.org vamos ter uma explicação do Blender Freestyle com um modelo bem simples e rápido. Para que você foque somente no Freestyle, o arquivo BLEND utilizado no tutorial está disponível para download. Clique aqui para acessar o tutorial no site do Jonathan e para baixar o arquivo. O resultado final do tutorial é este:

sushi

No tutorial, Jonathan ensina a modelar tudo o que vai utilizar (o prato, os dois sushis e os dois hashis), Se você quiser focar os estudos no freestyle, pode pular para os 14 minutos e 15 segundos, onde o Jonathan começa a falar de materiais (Mas, mesmo depois deste tempo, ele vai continuar a modelar, porém já falando de materiais). Entretanto, se você quiser acompanhar a modelagem e a estratégia que ele utilizou para chegar neste modelo, acompanhe o tutorial inteiro.

Alguns pontos importantes do tutorial:

  • Neste tutorial, não vamos utilizar nenhum dos shaders do Blender. Vamos utilizar a opção SHADELESS, que transforma o material em cor sólida.
  • FREESTYLE é baseado na detecção de EDGES, ele basicamente desenha as linhas detectadas (que dependem de configuração)
  • MARK FREESTYLE EDGES (Ctrl + E) é uma opção essencial para marcar EDGES não renderizados pelo FREESTYLE, mas que fazem muita diferença no resultado (como marcas no rosto, roupa e no caso do sushi: as dobras na cobertura do arroz).
  • LINESETS são configurações dos tipos de linhas que queremos renderizar. Nós podemos criar vários LINESETS para diferentes regras de renderização de linhas.

Algo não mencionado no vídeo, mas é muito importante: Sempre nomeie os materiais que você utilizar. Dê nomes fáceis. Será importante em modelos complexos e grandes cenas.

Assista ao tutorial e comente aqui o que você descobriu:

Bons testes e boas descobertas pra você!

Leo Blender Toon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: